Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Empreendedorismo e Inovação



Acontecerá, a partir de 12 de agosto, na sede da ABIMAQ em São Paulo, em parceria com o IPDMAQ, os cursos do programa do INGTEC: “Gestão para o Empreendedorismo Inovador”.

O programa é financiado pelo CNPq e possui como objetivo, oferecer cursos voltados ao fomento da inovação e empreendedorismo, para empresários e executivos da indústria brasileira.



Cursos disponíveis:

* Gestão da Inovação.
* Empreendedorismo e criação e novos negócios.
* Propriedade Industrial, Prospecção de Tecnologias e Regulação.
* Transferência de tecnologia, negociação e valoração.
* Elaboração de projetos de PD&I, Financiamento e Internacionalização.



Como funciona:

* Duração de 40 horas, para cada curso.
* Cursos modulares, onde o participante, poderá escolher aquele que mais contribui para suas atividades profissionais.
* As empresas podem, ainda, designar participantes diferentes, para cada um dos cursos disponibilizados.



Condição especial para associado da ABIMAQ:

A partir de um acordo firmado entre a ABIMAQ -  Asssociação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e o INGTEC - Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Tecnológica e Competitividade, ficou estabelecido um desconto de 15% às empresas associadas que participarem do Programa.



A grade completa dos cursos e demais informações, será possível encontrar, no site da INGTEC:



Ou também:

INGTEC - Rua das Paineiras Casa 11, Ribeirão Preto / SP
Fone: +55 (16) 3602 4823, Fax: +55 (16) 3635 2211


A Coordenação Geral é da Proª Drª Geciane Porto e a Coordenação Executiva, de Alexandre Dias.



Faça sua inscrição. Vagas limitadas!


Atenção: ao efetuar a inscrição, informe sua condição de “associado da ABIMAQ” entre parênteses, após o seu nome.



O IPDMAQ – promove a participação das indústrias de Máquinas e Equipamentos.


.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos


Com o apoio do IPDMAQ, a ABIMAQ, organiza o Seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, nesta quinta, 21 de julho de 2011.

A iniciativa visa oferecer aos associados, a oportunidade de discutir as modificações instituídas pela Lei 12.305/2010.

Na ocasião participarão autoridades públicas, especialistas e empresas de bens de capital.

A Abertura contará com a participção de Alessandra Bernuzzi - Diretora de Responsabilidade Ambiental da ABIMAQ e Celso Vicente - Vice presidente e Coordenador do Conselho de Tecnologia, da ABIMAQ.


Entre outros temas, serão debatidos:

Aspectos, ambientais, fiscais e trabalhistas da Política Nacional de Resíduos Sólidos; Linhas de financiamento para projetos sustentáveis; a contribuição do consumidor cidadão para o sucesso da PNRS, entre outros.

A programação conta, ainda, com a exposição de Nabil Bonduki, sobre a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.



O convite, com detalhes da programação, também foi postado em nossa página no Scribd


.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

IPDMAQ estimulará "gestão de inovação" no Vale


Considerado um dos principais desafios das organizações privadas e públicas, a busca pela inovação tecnológica tem ganhado cada vez mais força e se posicionado como um dos principais patamares para o desenvolvimento de novas tecnologias e a permanência de empresas no mercado mundial.

De olho neste desafio, o IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos), atua junto ao mercado para elevar as condições de competitividade e incentivar a inovação em todos os aspectos.

Durante a 1ª edição do Simpósio de Tecnologia: São José TecMaq Show 2011, que reunirá profissionais e empresas ligadas ao setor de máquinas e equipamentos, o IPDMAQ oferecerá um workshop com o tema “Gestão da Inovação”.

“O objetivo desse treinamento é apresentar para as empresas a questão da organização para a inovação e estratégias sobre como elaborar um projeto com vistas à obtenção de financiamento específico em uma das agências de fomento à inovação”, disse o presidente do Instituto e diretor executivo de tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo Delgado.

Segundo ele, prover um ambiente favorável à inovação é um dos mais importantes trabalhos que devem ser desenvolvidos dentro de qualquer empresa do país.

“O São José TecMaq Show 2011 será o momento ideal para dividir com empresários e representantes do setor de máquinas e equipamentos, as experiências em torno da tecnologia. Vamos abordar a questão da inovação e a importância de agregar valor para o crescimento sustentável e a competitividade do setor”, afirma.

O Tecmaq Show irá ao encontro da missão do IPDMAQ, que é prover um ambiente favorável à realização de atividades de inovação pelos empresários do setor. “Nosso evento não tratará só de questões técnicas, mas também de gestão e comercial.”


Benefícios

No ano passado, a ABIMAQ e o IPDMAQ sensibilizaram empresários para a importância da inovação durante evento de caráter técnico em conjunto com a Feira da Mecânica no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“Agora com o São José TecMaq Show 2011 consolidaremos o formato e acrescentamos um evento de gestão da inovação, cujo objetivo não é mais sensibilizar, mas partir para o lado prático de como viabilizar uma inovação de produto ou processo”, disse.

É nesta direção que o portal do IPDMAQ (www.ipdmaq.org.br) terá um canal direto com o Portal da Inovação do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e com a Rede Sibratec de Centros Tecnológicos do setor Metal Mecânico.

“Esta Rede tem como objetivo atender as empresas nas suas mais diversas demandas tecnológicas, identificando os centros mais adequados para atender às necessidades. É um trabalho importante e inovador no Brasil”, finaliza João Alfredo.


Artigo de João Alfredo Delgado - Presidente do IPDMAQ
Publicado na Revista São José Tecmaq Show nº 02 de abr-mai/2011

.