Este Blog é destinado ao registro e divulgação de nossas atividades e propostas.
O IPDMAQ faz parte do Sistema ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Abimaq sedia Workshop do Ipdmaq Gestão da Inovação

Para o registro de nossas atividades, transcrevemos, abaixo, matéria publicada na última edição do Jornal Informaq,da ABIMAQ,



O IPDMAQ concluiu a 1ª etapa do Programa Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital, com 10 workshops para a capacitação de empresas na elaboração de projetos de inovação.

Para fortalecer as ações e incrementar as atividades de inovação em todo o setor de Bens de Capital, o IPDMAQ iniciou no 2º semestre de 2011 a capacitação intensiva na elaboração de projetos de inovação, contemplando os requisitos utilizados pela FINEP e pelo BNDES.

Entre os meses de setembro e janeiro foram 142 empresas participantes e mais de 340 representantes capacitados pelo Workshop Gestão da Inovação.

A primeira etapa do “Programa Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital” apresentou, durante os workshop’s, os conceitos de inovação, instrumentos de apoio existentes, e analisou item por item de um roteiro para elaboração de projetos.

As empresas participantes, agora receberão uma orientação adicional de 30 dias, prestada pelo IPDMAQ e pela Fundação CERTI para que possam elaborar os seus próprios projetos, e, em seguida, receberão mais uma visita-técnica para o aprimoramento das suas propostas.

De acordo com João Alfredo Delgado, Diretor de Tecnologia da ABIMAQ e Presidente do IPDMAQ, os workshop’s vão ampliar o conhecimento das empresas no setor de Inovação. “As atividades ofereceram às empresas do setor um conhecimento prático sobre um assunto que ainda é muito concentrado no meio acadêmico. Nós do IPDMAQ pudemos comprovar como as empresas buscam esse esclarecimento de ordem prática”, afirmou o diretor da ABIMAQ.

Esta primeira etapa permitiu às empresas um entendimento comum quanto à importância dos instrumentos de fomento à inovação para o estímulo da competitividade.

O Programa Gestão da Inovação na Indústria de Bens de Capital, está desenvolvendo uma série de ações simultâneas. Junto com a capacitação das empresas através do Workshop, da assessoria na elaboração de projetos, e das visitas técnicas, o IPDMAQ está preparando o lançamento de uma pesquisa que deverá monitorar o esforço das empresas do setor em inovação. Para Celso Vicente, Vice-Presidente da ABIMAQ e Coordenador do Conselho de Tecnologia, essas ações integradas constituem um grande diferencial, que estão gerando um modelo a ser seguido por outras associações. “O trabalho do IPDMAQ, em parceria com as nossas Sedes Regionais, está mostrando como o nosso associado participa com entusiasmo da agenda positiva promovida pela ABIMAQ. Foram 142 empresas envolvidas em pouco mais de 3 meses, e oriundas de diferentes regiões do país. Este é um trabalho que precisa continuar e expandir”, ressaltou Vicente.

O Workshop Gestão da Inovação alcançou aproximadamente 10% do universo de empresas associadas. A realização do programa se deve à parceria estabelecida com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq, uma agência do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e com as Sedes Regionais da ABIMAQ que atuaram na mobilização das empresas participantes.



DEPOIMENTOS

“Dentro do escopo principal da ABIMAQ, que é o suporte aos associados e demais participantes do mercado de fabricantes de bens de capital, os workshops sobre Gestão da Inovação conduzidos pelo IPDMAQ propiciaram a geração de diversos projetos que ajudarão no desenvolvimento das indústrias instaladas no Brasil”.
Camilo Muradas Sotelo
Diretor Executivo de Câmaras Setoriais, Expansão Associativa, Sedes Regionais e Mercado Interno da ABIMAQ


“O Workshop nos deu uma visão geral das ferramentas, questões chaves e fontes de recursos disponíveis no Brasil para a gestão da inovação”.
Charles Heimer – Leon Heimer SA
ABIMAQ Sede Regional Norte-Nordeste


“O Workshop foi de fundamental importância para o nosso setor dando-nos uma visão prática dos procedimentos formais para inovar”.
José Rafael de Brito – Tecral Técnica Racional Ltda.
ABIMAQ Sede Regional Norte-Nordeste


“A inovação faz parte da essência de nossa empresa, o Workshop apresentado pela ABIMAQ foi muito produtivo, pois apresentou de forma detalhada os meios e métodos de elaboração de projetos voltados a inovação”.
Paulo Martini - Marrari Automação Industrial Ltda.
ABIMAQ Sede Regional Paraná



Publicado no Jornal Informaq,da ABIMAQ, edição de Dez/11-Jan/12 p.14
Título: "
Workshop Capacita para inovar"
Redação e Assessoria de Imprensa Vervi Comunicações



Acesse, também, através do Link:

.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bens de Capital - Abimaq e Ipdmaq

O setor de bens de capital responde pela produção de um complexo conjunto de máquinas e equipamentos utilizados na produção de outros bens, mantendo relação direta com a produção dos demais setores, além de desempenhar papel importante na difusão e geração de novas tecnologias. Esse setor é composto por diversos segmentos industriais, entre os quais se destacam os de máquinas e equipamentos; veículos automotores, reboques e carrocerias; máquinas, aparelhos e materiais elétricos; equipamentos de informática e periféricos e equipamentos de comunicação.

Segmento mais importante do setor produtor de bens de capital, a indústria de máquinas e equipamentos concentra-se no Estado de São Paulo. Em 2009, de acordo com o IBGE, o Estado respondeu por 57% do Valor da Transformação Industrial - VTI, cerca de US$ 8,7 bilhões, e por 53% do pessoal ocupado (198 mil empregados) dessa indústria no país. Na estrutura industrial paulista, está entre as cinco principais atividades.

No Estado, o setor de bens de capital concentra-se nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, com, respectivamente, 46% e 26% dos empregos do setor. Cabe destacar também sua participação significativa na indústria das regiões de São José dos Campos, Central (principalmente São Carlos, Araraquara e Matão) e Sorocaba.

Os setores de equipamentos de comunicação, equipamentos de informática e periféricos, e máquinas e equipamentos apresentam taxas de inovação superiores às da indústria de transformação como um todo. Em 2008, os percentuais de empresas desses segmentos que inovaram em processos ou produtos foram de 55%, 54% e 51%, respectivamente, enquanto o da indústria de transformação nacional foi de aproximadamente 38%.

A atividade de inovação tecnológica, fator primordial para a melhoria da competitividade das empresas brasileiras no plano mundial, conta com instituições e linhas de financiamento voltadas, especificamente, para o setor de bens de capital. Com o intuito de incentivar a pesquisa e a inovação, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ criou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos - IPDMAQ, que tem como objetivos principais o estímulo a ações empresariais em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e a promoção de um ambiente de apoio às empresas em seus esforços na criação de produtos e serviços competitivos.

(...)



Reprodução parcial da página: Investe São Paulo, da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, criada pelo Governo do Estado de São Paulo

Acesso em 14/fev/12

(Imagem, tbm, reproduzida da página)

.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Abimaq encerra o ciclo de workshops de Gestão da Inovação


Após, ser realizado nas sedes regionais da Abimaq, no decorrer dos últimos meses (Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Piracicaba, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São José dos Campos), ocorreu ontem, 07 de fevereiro, na sede da Associação, em São Paulo, o último workshop Gestão da Inovação, focado na realidade das indústrias.

Novamente, contou com um número expressivo de participantes. As inscrições foram encerradas com antecedência, o que aponta para um interesse crescente do setor, pelo tema. Foram sessenta profissionais, de vinte e oito empresas, localizadas em São Paulo e região.

O IPDMAQ - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABIMAQ, é a Instituição executora deste Programa que - contempla, no âmbito do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação – Pró-Inova, o Edital nº 65/2009, do CNPq.

(ver maiores detalhes, na aba deste Blog: “Projetos”)


Ao dar boas vindas aos participantes, o Presidente do Ipdmaq (e Diretor de Tecnologia da Abimaq), João Alfredo Delgado, registrou que inovação não ocorre na acadêmia mas, sim, na indústria e,  portanto, as políticas públicas não podem perder isto de vista. A Abimaq, através do Ipdmaq, está atenta as discussões realizadas em torno do novo Código Nacional de Ciência e Tecnologia e, certamente, participará com contribuições, que impulsionem atividades de inovação em nosso setor”.

O professor da Carlos Alberto Schneider, da Fundação Certi, parceira do Ipdmaq, nos trabalhos, ministrou as palestras sobre “Alinhamento conceitual e prática do processo de inovação tecnológica” e sobre as “Parcerias para o desenvolvimento de inovação – Cooperação Universidade / Empresa”.

O workshop contou, ainda, com a presença da professora Elisa Coral, também da Fundação Certi, que trabalhou os temas: “Custos do processo de inovação tecnológica” e “Passo a passo da preparação de um pleito de fomento à inovação”, sendo este último tópico, eleito pelos presentes, o ponto alto dia!

Anita Dedding, Secretária Executiva do Ipdmaq, encerrou as atividades, ao final do dia, destacando a importância da inovação, “para a indústria de nacional de máquinas e equipamentos, consolidar-se de forma competitiva, no cenário mundial, e colocou o instituto a disposição dos associados da Abimaq, para contribuir nesta tarefa.

.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Inovação em S. Paulo para indústrias de Bens de Capital na ABIMAQ

Ocorrerá na próxima semana - 07/fevereiro à partir das 8h30 - na sede da ABIMAQ, em São Paulo, o último workshop sobre:

 
Gestão da Inovação, na Indústria de Bens de Capital.



A realização é do IPDMAQ – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da ABIMAQ, em parceria com a Fundação CERTI e UFSC.

A iniciativa contempla Edital do CNPq (ver a aba deste Blog: “Projetos”)

O workshop, já foi realizado, com grande sucesso, em diversas cidades do país - Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Piracicaba, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São José dos Campos, todas com participação das respectivas Sedes Regionais, da ABIMAQ (as fotos podem ser visualizadas através, de nossa página no Flickr: http://www.flickr.com/photos/ipdmaq )

São Paulo será, portanto, a última oportunidade, para capacitação de colaboradores, na elaboração de Projetos de Inovação!

A inscrição para o workshop, também inclui, a assessoria da Fundação Certi, por mais 30 dias, para elaboração de uma proposta (projeto), que poderá ser submetida às agências de fomento à inovação, como a FINEP e o BNDES, por exemplo, para obtenção de financiamentos, reembolsáveis ou não.

O valor de uma (01) inscrição, admite a participação de até 03 pessoas da empresa. Mas, por ser um trabalho prático, as vagas são limitadas.

Portanto, orientamos aos interessados, confirmar as inscrições o mais rápido possível através, do link abaixo.




Serviço:

Data: 07 de fevereiro de 2012
Horário: 8:30h às 18h
Local: Sede da Abimaq
End: Av Jabaquara 2925 (próx ao Metro São Judas).
Condições: Desconto especial para associados
E-mail p/ contato: ipdmaq@abimaq.org.br



.